Escolha uma Página
Trabalhar o marketing nas redes sociais passou de diferencial para obrigação a muito tempo. É hora de descobrir estratégias para fazer seu negócio alcançar resultados surpreendentes.
Você já deve ter visto casos de empresas que alcançaram resultados incríveis a partir de um bom trabalho nas redes sociais. Mas para alcançar todo esse sucesso alguns pré-requisitos sã necessários. Alguns negócios têm sua própria personalidade nas redes sociais e por isso conseguem um bom engajamento em tudo que é publicado em seus perfis. Se é isso que você procura, saiba como ter um perfil incrível.
1. Saiba quais redes sociais vale a pena ingressar.
O primeiro passo para um bom projeto de redes sociais é entender que cada plataforma tem suas particularidades e características e elas devem ser usadas ao seu favor.

Conhecer as diferenças entre elas e o que o público espera de conteúdo em cada uma é fundamental para o sucesso pretendido. Também é importante saber se seu negócio se encaixa no perfil da rede social pretendida, as vezes não ter esforços voltados a uma rede social que não tenha o seu perfil seja mais vantajoso do que estar presente em todas.

2. Determine sua persona
O que antes era definido como um público-alvo extremamente abrangente, hoje tratamos como buyer persona. É necessário saber comunicar com o público que realmente vá se engajar com seu conteúdo e se sinta identificado pela sua página. Fale a língua de quem te segue, determinando quem realmente é seu potencial cliente, assim o planejamento de conteúdo passa a ser mais natural e potencializa as chances de alcance e engajamento no seu conteúdo.
3. Planeje muito bem seu conteúdo.

Depois e definir com quem você vai falar, é hora de definir como, o que e por onde falar. Na etapa do planejamento você define como e com qual frequência serão publicados em cada rede social e qual a melhor abordagem em cada uma delas. Além disso, o

conteúdo deve sempre ter cunho interativo, as redes sociais são um canal direto de comunicação com o seu público e não um espaço unilateral.

Também é interessante incluir ao planejamento conteúdo adicional que esteja relacionado ao seu negócio. Essa é uma das principais formas de conseguir engajamento do público e manter o perfil sempre ativo, com isso você pode conquistar parceiros e fazer parte de assuntos de interesse geral, você pode usar por exemplo: shows, datas comemorativas, eventos na região e muito mais, o importante é estar em consonância com o interesse dos seus seguidores.

4. Preste atenção no visual e no texto
É sempre interessante lembrar que o conteúdo deve despertar o interesse do público, sendo assim, tanto o visual quanto os textos das imagens/vídeos e das legendas são muito importantes. Quanto mais atrativos visuais em suas publicações, mais chances ela tem que alcançar o público. Inclua a isso publicações com call to actions (que instiguem o usuário a realizar alguma ação depois de ver o conteúdo) e ative apenas #hashtags importantes e que tenham a ver com o seu conteúdo.
5. Escute seus seguidores e sempre os responda
As redes sociais são um canal de comunicação com o seu público. Através delas você consegue identificar o real estado da sua empresa e como anda seu trabalho, esteja atento e responda sempre os comentários, críticas e elogios ao seu negócio, isso é

importante para melhorar seu serviço e resolver com agilidade qualquer tipo de problema pode acarretar em um feedback positivo por parte do público.

Além disso, não trabalhe apenas com respostas automáticas, entenda cada feedback do seu público e esteja pronto para atende-lo, uma solução ou resposta rápida pode encantar quem entrou em contato.

DICA BÔNUS
6. Automatize seu trabalho
Investir em ferramentas que agilizem e mantenham seu perfil sempre ativo pode ser válido na maior parte dos casos. Estude se vale a pena investir em uma agência para realizar todos os processos ou em algum software que faça a publicação automática em todos os seus perfis. Assim, as publicações serão sempre frequentes e algumas ferramentas possuem relatórios mais completos para que você acompanhe o desenvolvimento do seu projeto de marketing digital.

Então agora que você já sabe como fazer sua empresa bombar nas redes sociais, coloque tudo em prática e acompanhe sempre o desenvolvimento do seu projeto para mantê-lo alinhado aos seus objetivos. Assim qualquer problema no percurso pode ser facilmente resolvido.